VIVA COM SAÚDE, MOVIMENTE-SE!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ginástica Calistênica

CONCEITO

Calistenia vem do termo grego “Kallistenés” que significa cheio de vigor ou força harmoniosa (Kallós = belo, sthenos = força).
Para os helenos, dizer cheio de vigor significava dizer saúde integral, isto é, física, mental e espiritual.

Para o grego clássico, a harmonia da força estava justamente no equilíbrio de sua manifestação: força física, força mental e força espiritual (Platão foi um grande esportista e campeão muitas vezes).

Modernamente, calistenia é uma série de exercícios físicos executados sem aparelhos, com a finalidade de produzir saúde, força, elegância e bem estar geral.
Os exercícios calistênicos afetam principalmente as grandes massas musculares que colaboram na manutenção ereta do tronco e facilitam as atividades dos órgãos vegetativos, base importante da saúde, enquanto o corpo adquire uma atitude esbelta e natural.
CARACTERÍSTICAS

A calistênia representa uma série de exercícios localizados, com fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos. Dada a sua mobilidade e simplicidade, adapta-se a qualquer tipo humano, podendo ser considerada como uma ginástica eclética. Está presente em todas as modalidades que objetivam o desenvolvimento da condição física específica (aeróbica, hidroginástica, exercícios de reabilitação)

A calistenia não é um sistema, mas poderá integrar qualquer sistema de ginástica. Sua flexibilidade e ecletismo adaptam-se sempre as circunstâncias e evolui de acordo com as tendências e características humanas, sem perder seu objetivo central: a arte de exercitar os músculos, com o fim de adquirir saúde, força, elegância de porte e movimento.




9 comentários:

  1. Muito boa a matéria sobre ginástica calistênica!

    ResponderExcluir
  2. sou de petrolina -pe , e gostei muito de suas explicação .. parabéns ..mim ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria, muito boa mesmo, mas eu queria exemplos da ginastica calistênica, alguém poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também queriia ... da uma olhada no meu blogger http://www.belezamodafashion2014.blogspot.com/ é de moda u.u

      Excluir